1
Desenvolva a comunicação interna.
Segundo Tom Peters, o problema número um das empresas é a falta de comunicação
entre os diversos níveis da corporação. Se as pessoas não se entendem, não
conseguem alcançar objectivo algum.
2
Preocupe-se com a relação entre chefes e
subordinados. O grande motivo de insatisfação dos funcionários com a
empresa é a má relação com os seus supervisores imediatos. “Não importa se a
empresa está tendo bom ou péssimo desempenho, se o empregado não está bem com
seu chefe, ele vai detestar o trabalho”, afirma. Essa relação precisa ser
positiva se o gestor quer que a produtividade dos funcionários seja boa.
3
Atenção aos detalhes. Para Tom Peters,
“execução é estratégia” e, para ter sucesso, é imprescindível ter um objectivo
bem traçado - não importa qual - e, mais do que isso, é necessário investir e
executar exaustivamente cada ponto. Os detalhes são o que fazem a diferença no
final.
4
Lembre-se que as pequenas acções
resultam em grandes resultados. Dá o exemplo do Walmart, que aumentou muito
seus lucros depois de aumentar o tamanho dos carrinhos de compras - facilitando
a compra de produtos maiores, como microondas –, e assim Tom Peters mostra que
não se precisa de ser um génio, nem criar projectos altamente elaborados para
aumentar a rentabilidade dos negócios.
5
Mantenha o contacto com todos os membros
ligados à empresa. Se gere diversas instâncias, pessoas e processos, não
deixe que eles fiquem sem sua atenção ou supervisão. É importante delegar funções,
mas não deixe nada completamente de lado. Fique de olho nos negócios como um
todo para evitar problemas.
6
Trate os seus empregados como clientes.
Nada mais lógico do que tratar bem os funcionários para que eles tratem bem o
consumidor final de seu produto. Segundo ele, o trabalho do líder é promover o
sucesso, comprometimento e entusiasmo nas pessoas que servem directa ou indirectamente
o cliente.
7
Volte seu foco para as mulheres. O
mercado consumidor feminino é, para ele, uma galinha dos ovos de ouro e, por
isso, as empresas devem tentar buscar desenvolver produtos e serviços que
agradem a elas. Um bom começo é evitar tratar o consumidor como “ele”, no
masculino, e buscar formas mais igualitárias para conquistar esse mercado
promissor.
8
Seja obcecado em contratar os melhores.
“Concentra-se na busca dos grandes talentos, mas é obcecado por isso?”, indaga.
Tom Peters considera que o processo de contratação deve ter máxima prioridade,
pois é dele que saem os melhores frutos. Para isso, é imprescindível pensar e
repensar os critérios de avaliação dos candidatos para não errar na hora da
selecção.
9
Saiba ouvir, agradecer e pedir desculpas.
A escuta, para ele, é a alma do desenvolvimento das empresas. Com seu tom
desafiador, ele instiga os gestores a contar quantas vezes ao dia eles
perguntam “o que é que acha?”. Ao dar poder às pessoas, ouvir suas opiniões é
um reforço para o comprometimento e para o sucesso. O mesmo vale para
gentilezas muito esquecidas, como agradecimentos e pedidos de desculpas. Não
prejudica ninguém e faz os funcionários mais felizes e produtivos.
10 Dê importância
ao design.
Em um contexto em que a maioria das empresas fornecem produtos de qualidade
muito similar, o design é fundamental para atrair consumidores. Tom Peters dá o
exemplo da Apple e da BMW para mostrar que o design está muito além da antítese
de gostar e não gostar. Ele está entre o amor e o ódio.
11 Nunca perca um
almoço.
“É nos almoços que conseguimos fazer os melhores negócios, pois é muito mais
fácil trabalhar com uma pessoa com quem teve um contacto mais próximo do que
com um estranho”, diz. Tom Peters acredita que é nas refeições que afinidades e
a simpatia podem surgir, ajudando as partes a entrar em acordo.
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