segunda-feira, 18 de março de 2013

Novos produtos vs focus group


É muito difícil criar produtos usando focus group (ferramenta de estudos de mercado). Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até que lhes seja mostrado.
Steve Jobs

1 comentário:

  1. Por experiência própria, aceito esta afirmação de que «(...) Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até que lhes seja mostrado.»
    O ano passado fui visitar uns familiares meus a uma pequena cidade em Trás-Os-Montes (não vos quero indicar o nome, para não irem a correr comprar alheiras, como reflexo de Pavlov), na semana antes da chegada dos emigrantes. Quando os meus familiares estávam a preparar as montras, perguntei porque é que colocavam um artigo de cada, em vez de se preocuparem em fazer as montras bonitas. Responderam que o cliente gosta de saber que a loja tem tudo (só assim é que classificam a loja como Boa) e que o cliente gosta que a loja lhes mostre tudo o que tem, como prova de deferência, de respeito para com ele.
    Associado a esta abordagem, a loja das cidades pequenas, tem que, fazer isto para fazer face à Multioferta dos grandes centros urbanos.
    A partir do momento que o cliente entra na loja, inicia-se a fase da sedução e haverá clientes que se deixarão seduzir.

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