segunda-feira, 8 de abril de 2013

A Crise do BNU anos Anos 30 em livro (c vídeo)



Algumas frases escritas ao tempo sobre a crise do Banco Nacional Ultramarino que descrevo no livro À Minha Maneira- Como Salazar Resolveu o Grande Escândalo do Estado Novo, editado pelas Matéria-Prima, e que como escreveu o historiador Jaime Reis, o BNU poderia ser, potencialmente, em 1931 “o maior risco para a estabilidade das outras instituições financeiras”.
“Sou obrigado a declarar em nome do lugar, da minha inteligência e até da minha honestidade pessoal que isto não pode continuar assim” Carta de 20 de agosto de 1931 o ministro das Finanças, António de Oliveira de Salazar, ao seu homólogo das Colónias, Armindo Monteiro, referindo-se à operação de resgate do Banco Nacional Ultramarino que se iniciara em Fevereiro de 1931.
“Um banco muito vasto nos seus negócios e organização pode, em momento de crise, constituir um grave problema”, Armindo Monteiro, então ministro das Colónias.
O administrador do Banco de Portugal, Henrique Missa, chegou a dizer em Conselho Geral em 1931 que considerava “tão graves e apavorantes para a economia do país as consequências que resultariam da falta de apoio ao BNU que hesitaria em emitir voto no caso de esse auxílio depender unicamente do Banco de Portugal”.

http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/weekend/detalhe/2013_04_05_os_livros_de_fernando_sobral.html

1 comentário:

  1. Mais um contributo para redescobrir a Nossa História.
    Lamento a capa que, mais uma vez, tem a cara dele (continua a ser um "brand"). Mas incorpora-se na metodologia do autor, a de dar mérito devido às pessoas.

    ResponderEliminar