segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Os 16 mandamentos de Bob Parsons

Bob Parsons fundou a Go Daddy, a maior empresa dos Estados Unidos no mercado de registo de domínios de internet e de hospedagem de páginas eletrónicas – e uma das três maiores do mundo, e está na lista dos mais ricos da Forbes.
1. Saia de sua zona de conforto “Nada de muito significativo acontece quando estamos em nossa zona de conforto”, diz Bob Parsons. “Quando me dizem ‘eu estou preocupado com a segurança’, eis minha resposta: “A segurança é para cadáveres”.
2. Nunca desista Como diz, “quase nada dá certo na primeira tentativa. Se tudo fosse fácil, todos estariam a fazer o que está tentar – e você não teria uma oportunidade”.
3. Quando estiver quase a desistir, estará mais perto do objectivo do que pensa Um ditado chinês citado por Parsons para ilustrar o tópico: “A tentação de parar será maior exactamente quando você estiver prestes a ter sucesso”.
4. Se tem uma preocupação, prepare-se para o pior, mas torne esse o ponto mais baixo “Meu pai me dizia no início, quando eu lutava para colocar de pé a Parsons Technology (primeira empresa criada por ele): ‘Robert, se não der certo, ao menos não te poderão engolir’”.
5. Concentre-se no objectivo Diz Parsons: “Lembre-se do velho ditado: como pensa, assim acontecerá’”.
6. Um dia de cada vez Não importa que a situação seja muito difícil, pois pode ultrapassar isso se não olhar muito longe para o futuro, e se concentrar no momento presente. Pode obter através de qualquer coisa um dia de cada vez.
7. Siga sempre em frente “Nunca deixe de investir. Nunca deixe de melhorar. Nunca deixe de fazer algo novo”, sugere o empresário. “Quando deixar de melhorar a sua empresa, ela começa a morrer”.
8. Seja rápido na decisão “Lembre-se do que disse o general George S. Patton (um dos principais generais dos Estados Unidos na II Guerra Mundial): “Um bom plano executado hoje com violência é bem melhor que um plano perfeito amanhã”.
9. Avalie a importância “Eu juro que isso é verdade: qualquer coisa que é medida e monitorada, melhora”.
10. Sem gestão, qualquer coisa se deteriora “Se quer descobrir problemas que não conhece, tire um tempo para olhar de perto as áreas que não tem examinado. Garanto que problemas estarão lá”.
11. Esteja atento aos seus concorrentes, mas mais atenção ao que está a fazer “Quando olha para seus concorrentes, lembre-se que tudo parece perfeito à distância”, afirma Parsons. “Se, no espaço, ficar longe o suficiente do planeta Terra, esta vai parecer um lugar calmo”.
12. Nunca deixe que alguém o intimide “Tem tanto direito a fazer o que está fazer quanto qualquer outra pessoa – desde que, é claro, o esteja a fazer está dentro da lei”.
13. Nunca espere que a vida seja justa
Simples e directo: “A vida não é justa”, diz o empresário. “É você que faz suas próprias apostas”.
14. Resolva os seus próprios problemas Ao adoptar suas próprias soluções, a pessoa desenvolve uma vantagem competitiva, acredita Bob Parsons. Masura Ibuka, o co-fundador da Sony, disse melhor: “Nunca vai ter sucesso nos negócios, na tecnologia ou em qualquer coisa seguindo os outros”. Parsons cita ainda um ditado asiático: “Um homem sábio aceita seu próprio conselho”.
15. Não se leve muito a sério Iluminar-se. Muitas vezes, pelo menos, metade do que nós realizamos é devido à sorte. Nenhum de nós está no controle, tanto quanto nós gostamos de pensar que somos.
16. Há sempre um motivo para sorrir “Encontre uma forma de estar bem”, sugere ele. “Afinal, tem muita sorte apenas de estar vivo. A vida é curta. E eu cada vez mais concordo com meu irmão mais novo: “Nós não estaremos aqui por um bom tempo, mas estamos aqui por um tempo bom!”
Patrick Cruz, iG São Paulo | 30/06/2011